Das escolhas da maternidade – Organizando-se

17mystuff

 

Organização é essencial para quem exerce mais de uma atividade concomitante, especialmente atividades recheadas de responsabilidades em campos diversos.

Neste tópico, pretendo esmiuçar dicas de como se organizar e conseguir manter em ordem todas as suas tarefas, sem exageros ou perfeccionismo.

Li uma vez em algum blog perdido por aí que: Para ter uma casa perfeitamente arrumada ou você contrata alguém para fazer isso pra você ou você deixa de fazer todas as outras coisas que faz e se dedica a isso.

E é verdade. Ao menos para a realidade da maioria das pessoas com ou sem filhos que conheço. Então o foco deve ser conseguir manter um mínimo de organização, limpeza adequada e comida suficiente. O que vier além é lucro.

Para isso, como mencionei no tópico anterior, existem diversas dicas internet afora, em quase todas as redes sociais e principalmente blogs de mães e donas de casa. Uma infinidade de estilos de se organizar e ainda alguns grupos que pretendem oferecer dicas, um sistema e apoio, via e-mail.

Depois de alguns anos tentando seguir a risca todas essas dicas e grupos, eu descobri que tinha um problema horrível com organização: nunca aprendi a me organizar.

Mesmo criando documentos, planilhas, agendas, fichários, eu acabava fazendo mais bagunça que ordem.

O que fiz foi, então, reunir todo esse inventário de idéias e repensar pela minha ótica, de acordo com as necessidades e prioridades da minha família.

Uma das primeiras coisas que fiz: criei uma rotina de coisas essenciais a serem feitas, seguindo uma ordem de fatores e sem me prender a horários. Nesta rotina estão inclusos: cuidados com as crianças, comigo mesma, com a casa e eventuais trabalhos que realizo como freelance.

Então, comprei um caderno, fiz uma capa bonitinha, comprei canetas coloridas tudo pra deixar mais divertido e passei a anotar todos os dias essa rotina no caderno, para ler no dia seguinte e sair ticando conforme ia fazendo.

Foi excelente para que eu aprendesse a funcionar de maneira mais organizada. Com o tempo esta rotina foi absorvida pro mim, e eu faço as coisas quase de maneira automática, com pouca variação.

A dica, então é: faça um brainstorm e coloque no papel tudo o que precisa ser feito e o que você gostaria de fazer, quanto tempo em média leva cada atividade e qual período do dia cada tarefa precisa ou pode ser feita.

Depois, organize em forma de lista numa sequência lógica e teste. No começo pode parecer chato, ficar lendo numa lista o que precisa ser feito e ticar tudo ao terminar, mas te garanto que isso dura coisa de uma semana.

E com o tempo, você vai excluindo coisas da lista, adicionando outras e modificando conforme achar melhor.

Acredite: não há nada mais libertador do que ter a vida organizada previamente! Parece o contrário, mas não. Se você se organizou e conseguiu cumprir tudo o que precisava, terá mais tempo livre e disponibilidade para fazer coisas espontâneas.

No próximo post falaremos sobre o dilema de conciliar todas as suas atividades com a criação de seus filhos.

Até lá!

Leave a comment