Das escolhas da maternidade

Quando me tornei mãe, cerca de 5 anos atrás, me vi diante de diversas escolhas a serem feitas que envolveriam não só a mim, mas a outras pessoas, dentre elas minha filha.

Uma das escolhas mais difíceis e mais certeiras foi a decisão entre trabalhar fora ou ficar em casa cuidando da cria. Eu tinha direito a uma licença de 6 meses, e antes mesmo disso já tinha me decido em não retornar ao trabalho.

Dentre vários motivos externos, o principal motivador foi não conseguir imaginar minha filha sendo cuidado por outra pessoa a maior parte do dia. Eu queria eu mesma cumprir esse papel, por ela e por mim.

Foi uma decisão bem pessoal, e acarretou em assumir a responsabilidade de muitas coisas, dentre elas a maior parte dos serviços domésticos, afinal eu passaria a maior parte do meu tempo, pelos próximos anos, dentro de casa.

Aprendi com isso, algumas coisas que divido com vocês:

1) Serviço doméstico nunca acaba

Sempre haverá louça a ser lavada, roupa espalhada pela casa, brinquedos jogados por todos os cantos, farelos de comida pelo chão. Por isso, é muito importante se organizar e delegar.

Vários anos levaram para que eu conseguisse encontrar um planejamento organizacional que funcionasse na minha casa. Segui dicas de diversos blogs e adaptei a minha realidade. Especificarei este tópico melhor na próxima postagem.

2) Ser mãe em tempo integral é diferente de ser dona-de-casa

Por que digo isso? Porque para assumir integralmente os cuidados por uma criança, pouco tempo lhe sobra para realizar outras atividades, o que pode ser desgastante.

Novamente, é preciso muita organização, e nem sempre relacionada a rotinas fixas, uma vez que crianças tendem a ser metamorfoses ambulantes, Cada momento da vida delas demanda um tipo diferente de atenção e cuidado, e precisamos ir nos adaptando a elas sem nos engessar.

Sobre este desafio, falarei mais especificamente em uma postagem futura.

3) Existem coisas que não podem ser deixadas para depois e existem aquelas que devem ser deixadas para quando der

Se a decisão de ficar em casa foi motivada pelo cuidado com os filhos, como vimos no tópico anterior, isto implica em deixar muita coisa a ser feita. Coisas que a gente num primeiro momento imagina que é muito importante.

Porém, para que o ambiente seja saudável e adequada a ser habitado por você e sua família, algumas coisas não podem ficar sem solução.

As dicas referentes ao tópico 3 também serão esmiuçadas em postagem futura  (estou criando uma série, pelo visto).

4) Todos que moram na casa tem responsabilidade pela limpeza e organização da casa

Sim! Todos! Você e quem mais habitar seu lar, seja de que gênero ou faixa etária for tem algum grau de responsabilidade por manter a organização e limpeza domésticas.

Seja via divisão de tarefas, seja no dia a dia tomando para si essa responsabilidade diante da necessidade do momento.

E esta será a postagem que encerrará esta série (que criei sem querer querendo, rs)

Enfim, a maternidade me deu a oportunidade de descobrir tudo isso e me auxiliou em me tornar uma pessoa mais organizada, saudável e livre. Acompanhe essa série comigo!

Mariana Elis

Leave a comment