Organizando-se em detalhes

Consegui fotografar meu caderno para exemplificar como me organizo por aqui, com isso, este post será para ilustrar o anterior.

2014-11-11 09.55.23

 

 

Essa é minha rotina semanal. Eu dividi nestes quadradinhos o que precisa ser feito, o que pode ser feito se houver tempo, o que fazer em cada período. Fiz uma página dessa para cada dia da semana (inclusive sábados, domingos e feriados).

Além de afazeres domésticos, aí consta também, as atividades das crianças, as minhas atividades pessoais e profissionais.

Esse lay-out eu baixei da internet e imprimi. Infelizmente não me lembro da origem.

 

2014-11-11 09.56.02

Este é o calendário mensal. Nele eu marco os eventos com seu horário, e acompanho as datas.

2014-11-11 09.56.30 2014-11-11 09.56.46

Essa é a lista que mencionei, das rotinas diárias. Tudo o que precisa ser feito, desde cuidados com as crianças e comigo, limpeza doméstica e outras atividades. Inclusive tempo de descanso.
Essa lista é um guia, com base nela eu anoto no próprio caderno a data e repito tudo na sequência que pode/precisa ser feito.

“Mas você anota todo dia?” Não. Eu fiz isso por pouco mais de uma semana. E volto a fazer sempre que percebo que estou me desorganizando novamente.
“Mas não é muita bitolação?” Olha, foi o que me ajudou. Primeiro porque ao escrever toda noite o que preciso fazer no dia seguinte, eu gravo mentalmente, introspecto aquela rotina. Assim, ao acordar eu vou conferindo o que fazer ao longo do dia e administrando meu tempo.
Nem sempre faço tudo o que está anotado, mas consigo ter uma idéia do que consigo fazer, do que precisa mudar, pra me organizar pro próximo dia. Até que isso fique automático.

2014-11-11 09.57.34Exemplo de anotação diária

 

2014-11-11 09.56.57

 

Esse plano de organização e limpeza de 20 dias eu achei aqui: http://20daychallenge.theorganisedhousewife.com.au/join-us/

Eu imprimi todas as folhas dos 20 dias, e modifiquei algumas coisas, porque obviamente a casa para a qual este desafio foi criado era bem maior que a minha.
Essa é uma sequência onde você limpa e organiza um cômodo por dia, limpeza pesada mesmo, e ajuda a organizar uma rotina para manter a casa assim sempre.
Pode ser feita uma vez por ano, eu faço no começo do ano, que é quando rola aquela energia de mudança, limpeza, organização e desentralhe do ano passado.

2014-11-11 09.58.41

O próximo passo é organizar um cardápio. Este exemplo está ultrapassado, eu já modifiquei. Mas a maneira mais fácil é fazer sempre uma mesma base (arroz, feijão e salada por exemplo) e programar o diferencial (mistura diferente a cada dia, lanches, sobremesas, etc.).

Com o cardápio pronto, você produz sua lista de compras:

2014-11-11 09.58.28

E depois de um tempo fazendo isso, criei esses quadrinhos pra deixar tudo mais visível e bonito:

2014-11-11 09.59.02

 

Nos quadrinhos usei molduras de MDF, papéis de scrapbook da Goodies e caneta para retroprojetor.

Então, é isso. Vale a pena montar um esquema, anotar tudo e seguir suas anotações por um tempo. Até se acostumar. E estar tranquila de que nem sempre tudo será feito naquele dia conforme o programado, pois haverão variáveis imprevisíveis.

No próximo post, como prometido, falo do desafio de dividir seu tempo entre você, a família e a casa.
Até mais!

Mariana Elis

Leave a comment