Consegui fotografar meu caderno para exemplificar como me organizo por aqui, com isso, este post será para ilustrar o anterior.
Essa é minha rotina semanal. Eu dividi nestes quadradinhos o que precisa ser feito, o que pode ser feito se houver tempo, o que fazer em cada período. Fiz uma página dessa para cada dia da semana (inclusive sábados, domingos e feriados).
Além de afazeres domésticos, aí consta também, as atividades das crianças, as minhas atividades pessoais e profissionais.
Esse lay-out eu baixei da internet e imprimi. Infelizmente não me lembro da origem.
Este é o calendário mensal. Nele eu marco os eventos com seu horário, e acompanho as datas.
Essa é a lista que mencionei, das rotinas diárias. Tudo o que precisa ser feito, desde cuidados com as crianças e comigo, limpeza doméstica e outras atividades. Inclusive tempo de descanso.
Essa lista é um guia, com base nela eu anoto no próprio caderno a data e repito tudo na sequência que pode/precisa ser feito.
“Mas você anota todo dia?” Não. Eu fiz isso por pouco mais de uma semana. E volto a fazer sempre que percebo que estou me desorganizando novamente.
“Mas não é muita bitolação?” Olha, foi o que me ajudou. Primeiro porque ao escrever toda noite o que preciso fazer no dia seguinte, eu gravo mentalmente, introspecto aquela rotina. Assim, ao acordar eu vou conferindo o que fazer ao longo do dia e administrando meu tempo.
Nem sempre faço tudo o que está anotado, mas consigo ter uma idéia do que consigo fazer, do que precisa mudar, pra me organizar pro próximo dia. Até que isso fique automático.
Esse plano de organização e limpeza de 20 dias eu achei aqui: http://20daychallenge.theorganisedhousewife.com.au/join-us/
Eu imprimi todas as folhas dos 20 dias, e modifiquei algumas coisas, porque obviamente a casa para a qual este desafio foi criado era bem maior que a minha.
Essa é uma sequência onde você limpa e organiza um cômodo por dia, limpeza pesada mesmo, e ajuda a organizar uma rotina para manter a casa assim sempre.
Pode ser feita uma vez por ano, eu faço no começo do ano, que é quando rola aquela energia de mudança, limpeza, organização e desentralhe do ano passado.
O próximo passo é organizar um cardápio. Este exemplo está ultrapassado, eu já modifiquei. Mas a maneira mais fácil é fazer sempre uma mesma base (arroz, feijão e salada por exemplo) e programar o diferencial (mistura diferente a cada dia, lanches, sobremesas, etc.).
Com o cardápio pronto, você produz sua lista de compras:
E depois de um tempo fazendo isso, criei esses quadrinhos pra deixar tudo mais visível e bonito:
Nos quadrinhos usei molduras de MDF, papéis de scrapbook da Goodies e caneta para retroprojetor.
Então, é isso. Vale a pena montar um esquema, anotar tudo e seguir suas anotações por um tempo. Até se acostumar. E estar tranquila de que nem sempre tudo será feito naquele dia conforme o programado, pois haverão variáveis imprevisíveis.
No próximo post, como prometido, falo do desafio de dividir seu tempo entre você, a família e a casa.
Até mais!
Mariana Elis